A Empresa GVC, que atua com soluções em cobrança nos ramos de consórcio, imobiliário e veículos pesados e faz parte das Empresas Rodobens, tinha como desafio o engajamento de seus colaboradores, na época atuando de maneira presencial, na cidade de São José do Rio Preto (SP), para aprimorarem o desempenho e alcançarem as metas propostas para o período.
Desafio:
Como forma de trazer um diferencial para as campanhas de engajamento lançadas anualmente, propusemos um modelo interativo, em que os desafios iam além das metas mensais individuais e de equipe.
Estratégia e trabalho criativo:
Com uma temática lúdica, inspirada nas séries ambientadas na Era Medieval, e funcionando como um game, a campanha “Vamos Fazer História” envolveu as equipes de todas as áreas da GVC por um objetivo único: o alcance ou até a superação das metas mensais, semestrais e anuais. Trouxemos desafios em formato de jogo, com o desempenho das equipes nos negócios (vida real) permitindo passar de fase, abrir baús para liberar tesouros ou mapas, conquistar territórios e vivenciar uma experiência de trabalho em equipe com uma competição saudável pela superação das metas.
Peças de Comunicação:
O game funcionou no mundo virtual, por meio de um hotsite atualizado semanalmente de acordo com o desempenho das metas. Ele foi levado também para o mundo real, com ambientação dos escritórios, adesivação de salas de reuniões (que permitiam a tomada de decisão da equipe para os próximos passos no game), camisetas para dar visibilidade às equipes e padronização visual de toda a comunicação e brindes relacionados à campanha. Tudo para que a temática “Vamos fazer história” estivesse presente na rotina diária dos profissionais GVC.
Resultados:
O objetivo de trabalhar de forma atrativa com o tema da superação de resultados, mantendo os colaboradores envolvidos com o objetivo final de maneira inovadora e que permeasse todo o ano foi atingido. Além disso, houve maior integração e aproximação das equipes, já que a gamificação trouxe desafios além das metas mensais, semestrais e anuais. O game “Vamos fazer história” passou a fazer parte das conversas de equipe e envolveu todos pelos mesmos desafios.