Em 20 de novembro, a pauta é a consciência negra, data comemorativa que visa a percepção histórica e cultural dos negros, assim como a sua luta contra a discriminação racial e a desigualdade social.
Nós, enquanto comunicadores, jornalistas e publicitários, temos um papel importante nessa luta antirracista. Acreditamos na transformação, mas ela só acontece quando todas as pessoas entendem o que está acontecendo, e nós somos parte fundamental neste processo de entendimento.
Quem acompanha os noticiários vê com frequência notícias de pessoas negras pagando com a vida por crimes que não cometeram, sendo acusadas injusta e descaradamente só pela sua cor de pele. Isso parece mais frequente do que antes, não é mesmo? Mas não. Acontece que, com o poder de propagação das redes sociais, as informações ganham mais peso e agilidade e é quando a sociedade se dá conta do que está acontecendo: nunca foi paz, era silêncio.
Mas como nós, profissionais de Marketing, Publicidade, Jornalismo e Comunicação no geral podemos colaborar nessa luta contra o preconceito e a discriminação de cor e raça?
Ficarmos atentos ao nosso discurso! Nossas comunicações não podem reproduzir estereótipos por meio de formas de linguagem, e elas existem. Aos montes. Não podemos nos omitir diante dos acontecimentos ou ocultar fatos. A dor precisa ser sentida por toda a nação para que haja mudança, e para ser sentida ela precisa ser vista. Precisamos apoiar, incentivar e divulgar movimentos negros, a luta para melhores oportunidades, por espaço e por respeito.
Neste dia, ressaltamos nossos clientes que abraçam a causa e implementam medidas de inclusão dentro de suas empresas e em suas comunicações. Por meio deles, destacamos a Condurú Consultoria, que trabalha com temáticas como a Diversidade e Inclusão dentro das empresas como forma de promover ambientes igualitários e inclusivos. Abrimos um novo olhar para a consciência racial através da experiência com a Condurú. Percebemos como a representatividade dentro das organizações é um pilar importante na luta antirracista. A evidência não deve ser apenas na frente dos posts e fotos do Instagram, mas nos bastidores para que realmente aconteça a promoção da diversidade, a começar pela contratação e revisão de processos para um ambiente não só mais diverso, mas também favorável às discussões de cunho social.
Esperamos grandes mudanças neste cenário de notícias. As marcas já se movimentam em apoio aos movimentos negros e isso é resultado do clamor de seu público que vem gritando: “Vidas negras importam”. Nós, da BeBold, acreditamos no poder cada vez maior dessas vozes que lutam pela diversidade e inclusão. E nós fazemos parte deste grito.