Aproveite as limitações atuais para surpreender seu colaborador, mostrar o quanto ele é importante e valioso para a sua empresa.
A pandemia trouxe para as áreas de Comunicação das empresas mais um desafio: como manter equipes em trabalho remoto, distantes fisicamente, alinhadas com os objetivos organizacionais, motivadas e engajadas com a sua rotina diária.
Se antes da pandemia o clima organizacional favorável à alta performance já era o alvo de campanhas, canais digitais e impressos e de ações presenciais e online, a transição das equipes para o home office tornou a comunicação interna ainda mais valiosa para que a empresa mantenha-se competitiva, num cenário cada vez mais adverso provocado pela própria pandemia.
A verdade é que equipes de Comunicação, lideranças e C-levels tiveram que lançar mão de novas estratégias para atingir seus públicos de interesse. E, o funcionário, como um dos principais stakeholders de uma empresa, se manteve como prioritário.
A saúde mental dos profissionais, que passaram a viver uma rotina totalmente nova e, muitas vezes, ainda mais sobrecarregada, está sendo um dos pontos de preocupação das empresas, que procuram apoio especializado para apoiar suas equipes. E, na implantação de iniciativas neste sentido, as ações de comunicação foram essenciais para garantir o sucesso dos projetos.
Para o líder, seu papel como comunicador ficou ainda mais evidente. O líder que ainda não tinha se apropriado de seu papel de principal agente de comunicação junto à sua equipe, teve que assumir rapidamente a função, sendo empoderado pela empresa e, em muitas situações, recebendo direcionamento sobre os temas mais estratégicos para repassar ao time. Afinal, é ele que, no dia a dia, está em contato permanente com o time e deve estabelecer uma relação de confiança, informando e ouvindo seus profissionais frequentemente.
O desafio de integrar o novo colaborador, que muitas vezes nem chega a conhecer o escritório pessoalmente ou o próprio líder, é ainda maior. Sentir-se parte da equipe e se conectar com a cultura organizacional da nova empresa onde atua é crucial para que o profissional recém-contratado entenda o seu papel e seja contagiado positivamente pelos valores da empresa e se conecte rapidamente com a sua equipe.
Neste cenário, como não poderia deixar de ser, a comunicação digital ganhou ainda mais força. As empresas intensificaram a comunicação online, reforçando a importância de canais como redes sociais corporativas, intranets, e-mails, aplicativos e mensagens de whatsapp. Estes canais ganharam ainda mais força e se tornaram um ponto de conexão entre empresa e seus profissionais, entre equipes e seus líderes e entre os funcionários como um todo.
Experiência
Não podemos mais organizar eventos, palestras de motivação, cafés da manhã com o presidente, workshops, diálogos das equipes com os líderes ou ambientação e ações de intervenção no escritório? Sim, nós podemos! E devemos!!!
Mas, como, com tantas regras de distanciamento? Se o escritório foi para a casa do funcionário, as ações de comunicação, alinhamento e engajamento também devem estar lá! Aproveite datas comemorativas para organizar café da manhã ou happy hour virtual (sim, cada um recebe seus comes e bebes em casa e se reúne virtualmente para um bate-papo descontraído e para se conectar ainda mais. Dá até para incluir um showzinho com música ao vivo se o encontro for no fim da tarde!); para realizar palestras virtuais, com as equipes tendo acesso ao palestrante para perguntas e comentários; envie um kit temático para a casa dele, pra tornar o seu cantinho de trabalho em casa um pouco mais “ambientado” com a marca da empresa ou alguma campanha importante; inclua, na daily da equipe, um momento para a equipe falar livremente (vale tirar dúvida sobre um projeto, reclamar do lockdown, falar de como sente falta do cafezinho presencial na empresa ou de uma vantagem do home office!).
E, se a ideia é tentar proporcionar algum momento fora de casa, promova uma sessão de cinema drive thru. Dá para usar alguma estrutura já existente na cidade ou até improvisar no estacionamento da empresa. O colaborador leva a família, come pipoca com refrigerante e ainda terá alguns momentos de lazer fora de casa, podendo ser impactado por alguma mensagem da empresa, seja referente a uma campanha ou apenas uma mensagem de incentivo para continuar perseverante neste momento de incertezas.
Aproveite as limitações atuais para surpreender seu colaborador, mostrar o quanto ele é importante e valioso para a sua empresa. Não desista de manter o engajamento em alta e integração entre os profissionais em dia. Este é o momento da Comunicação Interna da sua empresa se consolidar como um instrumento fundamental de informação, alinhamento e alta performance das equipes. Basta usar a criatividade, fazer um bom planejamento das ações e caprichar na execução.
Bianca Moura
Consultora e diretora da BeBold Comunicação e Inovação.