A semana do dia 15 de março vem se tornando, a cada ano, o principal período de compras na web. Os indicadores mostram que, em pouco tempo, a data será a Black Friday do primeiro semestre brasileiro.
O primeiro semestre sempre foi uma dor de cabeça para as vendas no comércio nacional. Impactado pelas parcelas das compras de fim de ano, o varejo ainda tem que absorver contas pesadas no orçamento do consumidor, como material escolar, matrículas, férias, IPVA e Imposto de Renda. Com tantas obrigações pesando no bolso dos clientes, fazer novas compras acaba ficando para um segundo momento.
Dia do Consumidor – A futura Black Friday do primeiro semestre
Se em 2018 o dia 15 de março começou a esboçar um ponto fora da curva neste cenário, em 2019 o comércio eletrônico já indica uma tendência de que a data pode se tornar a Black Friday do primeiro semestre brasileiro.
Indicadores de Consumo no E-commerce em 2019
De acordo com o relatório publicado pela Social Miner, entre os dias 11 e 17 de março de 2019 (Semana do Evento), houve uma variação positiva de aproximadamente 36% nas vendas do e-commerce brasileiro. Segundo os dados projetados pela Ebit/Nielsen, o faturamento total deve chegar aproximadamente a 258 milhões de reais.
Chega de SPAM – Comportamento de Consumo consciente e planejado
Uma característica interessante sobre as compras on-line é que o consumidor planeja e pesquisa mais antes de comprar, ou seja, ao invés de empurrar suas ofertas, as lojas virtuais têm desenvolvido suas competências nas técnicas de inbound marketing (marketing de atração), que busca entender as demandas e comportamento dos consumidores para exibir anúncios, ofertar produtos e conteúdos dos seus interesses. “É uma mudança de direção do fluxo de compra. Não adianta enviar um monte de e-mails com ofertas sem sentido para o consumidor, o conteúdo tem que ser adequado ao interesse do internauta. Ao invés das pessoas terem que se adequarem às lojas, as lojas é que passam a se adequar às necessidades e desejos das pessoas” comenta Samilo Lopes – Head de Marketing Digital da BeBold Comunicação e Inovação.
Vendas com qualidade
O relatório ainda mostra uma qualidade consistente nas vendas. Aproximadamente 80% das compras foram realizadas com pagamento em apenas 1 parcela. O uso do cartão de crédito foi o preferido em cerca de 89% das transações. Separamos alguns indicadores relacionados abaixo:
Um bom momento para investir com qualidade
Se antes o Dia do Consumidor representava uma luz no fim do túnel para o varejo no primeiro semestre, a data, a partir de 2019, já mostra que é um momento de grande rentabilidade para investir, ao ponto de estar sendo chamado de “Black Friday do primeiro semestre”!
Mas não há milagre. Para embarcar nestes resultados positivos, as empresas precisam se adequar às novas realidades do mercado, principalmente utilizando técnicas de inbound marketing, entendendo as demandas dos consumidores e ajustando ofertas e conteúdos de acordo com os interesses destes.
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