Preocupada com a segurança de seus colaboradores, em maioria motoristas, a Veronese, grupo empresarial que atua no transporte de combustíveis e de pessoas (no modelo de fretamento), solicitou ao nosso time o desenvolvimento de uma campanha que conscientize sobre a importância da segurança no trânsito, aproveitando a temática do Maio Amarelo, campanha anual do governo federal sobre o tema.
A comunicação só é efetiva quando ela é compreendida. Partindo desse ponto, entendemos primeiramente que era necessário falar com motoristas, pedestres e ciclistas. Com o intuito de educar e promover a responsabilidade no trânsito. Além do desafio de atingir os diferentes públicos, tínhamos a missão de fazer com que as pessoas repensassem as atitudes na direção e se sentissem motivadas a fazer diferente, trazendo prudência e responsabilidade.
Nosso planejamento foi traçado e discutido com o departamento interno, para que juntos chegássemos a um denominador final, que atendesse as expectativas e fosse compactado em uma frase: “Nosso caminho é compartilhado. A responsabilidade também!”.
Todas os materiais foram desenvolvidos dentro da identidade visual criada para a campanha, que traz a diversidade de pessoas em visões diferentes. A ideia foi reforçar que somos muitos, com posições distintas dentro do trânsito e que, apesar destas singularidades, compartilhamos o mesmo caminho. No layout, elementos que remetem ao movimento, como curvas, círculos e faixas. A cor predominante é o amarelo, pois ele mesmo carrega em si o nome da campanha.
Para as peças, apostamos em: banner na sede da empresa, comunicados internos, disparados via e-mail e afixados nos quadros das filiais; cards para WhatsApp e post para redes sociais.
Os resultados foram extremamente animadores e mostraram que o time esteve engajado com a campanha, comentando entre eles e, o mais importante, entendendo a relevância do assunto e diminuindo os riscos, tornando assim a direção mais responsável e segura.