Por Diogo Oliveira
Junho é o mês do Orgulho LGBTQIAPN+, e é preciso falar e demonstrar como as diferenças não só nos unem como são essenciais para a construção de uma sociedade melhor.
Pensando nisso, trouxemos uma dica de reality show, sensível, emocionante e necessário: o Queer Eye, lançado em 2018 pela Netflix norte-americana e que é um reboot do reality “Queer Eye for The Straight Guy“, produzido e apresentado no início dos anos 2000.
A nova versão do programa traz os mesmos moldes de Five Fab (Cinco fabulosos) que opera transformações no visual, na casa e na mentalidade da pessoa escolhida. E desta vez com um diferencial, as transformações atingem não só homens héteros, mas também mulheres e pessoas da comunidade LGBTQIAPN+.
Um dos pontos altos do programa são as histórias contadas e a sensibilidade com que são apresentadas ao público. O sucesso é tamanho que o programa já conta com versões locais, como no Brasil e Alemanha. E a versão norte-americana se encontra na 7ª temporada contando com diversos prêmios e indicações.
Com maestria, o reality mostra que o “Olhar Queer” pode ser uma mudança de chave na vida das pessoas e também descontrói diversos “pré-conceitos” e visões distorcidas sobre a comunidade LGBTQIAPN+.