maio 31, 2023
O mês de maio é um mês movimentado no mercado publicitário, especialmente por conta do Dia das Mães, uma data em que várias empresas realizam ações de comunicação para os públicos interno e externo. Além disso, é celebrado o Maio Amarelo, focado na prevenção de acidentes de trânsito. Aqui, na BeBold, também tivemos projetos sobre o tema, pois atendemos várias empresas que atuam no segmento de transportes ou que entendem a importância de disseminar!
Na news deste mês, trouxemos também alguns jobs nos quais estamos trabalhando e como foram os últimos encontros presenciais do nosso time. Falamos também sobre a importância da Comunicação Interna e, como sempre, trouxemos dicas que podem ser aplicadas na sua empresa. Já pensou se as redes sociais desaparecessem? 😬 Confira a news e fique por dentro!
Guiando empresas para o universo digital
A Téguia é uma empresa de contabilidade digital que nos procurou para o desenvolvimento da marca e do plano de comunicação da empresa, que é voltado para a presença digital por meio das redes sociais e da construção do site. Elaboramos toda a proposta para a identidade visual da Téguia, mas o trabalho com a empresa começou bem antes, com os estudos de naming. A BeBold identificou os atributos da marca e propôs algumas possibilidades que se adequassem à mensagem e ao propósito da empresa até chegar ao nome final, Téguia.
O principal foco da empresa é auxiliar seus clientes no caminho pela jornada financeira. Sendo assim, trouxemos para o nome a ideia de que é uma empresa que “te guia”, mudando a sonoridade com a aplicação do acento. E, para representar essa característica, usamos a rosa dos ventos, que é um ícone forte e conhecido justamente por trazer a ideia de direcionamento para o logotipo. Além disso, para a paleta de cores, apostamos em um tom de vermelho mais fechado que veio para representar a maturidade da marca, transmitindo segurança em relação aos serviços.
Após a construção da marca – um projeto bastante assertivo – iniciamos um trabalho de comunicação nas redes sociais com posts informativos e focados em mostrar os benefícios da contabilidade digital, além da construção do site da empresa, que será, principalmente, um caminho de contato com a Téguia e de contratação de serviços de maneira simplificada e rápida.
Hoje, marcas bem desenvolvidas e com ativa presença digital estão em posição de destaque no mercado. Ficamos superfelizes em poder auxiliar nossos clientes nessa jornada que promete excelentes resultados.
Campanha de inauguração de nova unidade Facchini
A Facchini, empresa de implementos rodoviários, abriu mais uma unidade em Engenheiro Schimitt, distrito de Rio Preto. No novo local, além da loja de peças, haverá um espaço amplo para realização de reparos e reformas em implementos rodoviários.
A campanha de comunicação para a inauguração da nova unidade foi preparada pela BeBold e a divulgação envolveu diversas peças voltadas não apenas para o dia do evento, mas também para comunicações complementares pré-evento e outras ações que foram realizadas ao longo do mês, como o café da manhã para os clientes. A empresa também entregou brindes para os visitantes na inauguração.
Seguindo a identidade visual da Facchini, foi desenvolvido teaser e e-mail marketing com uma prévia sobre o evento e com as informações completas da inauguração, respectivamente, além de card para WhatsApp e convites, tanto para o almoço de inauguração quanto para os clientes visitarem a unidade e aproveitarem uma mesa de café montada ao longo de todo o mês de maio na unidade.
Por dentro das datas comemorativas...
No mês de maio, tivemos uma data mais do que especial no calendário: o Dia da Mães. Além de ser afetivamente importante, é uma das datas que mais movimenta o comércio e o mercado publicitário, por isso, as empresas precisam estar atentas às oportunidades, não apenas de vendas, mas de conexão com o público.
Aqui, na BeBold, muitos dos nossos clientes garantiram peças de comunicação voltadas para a data. Tivemos desde posts para redes sociais, como no caso da Ideal Network, Dr. Esportista e ARCD, até outras ações de comunicação interna implementadas pela Rodobens Participações, GVC, Veronese e Facchini, que apostaram também em brindes, comunicados, adesivos e cartões sobre o tema.
Além disso, no mês de maio também é celebrado o Maio Amarelo, que chama a atenção para o alto índice de acidentes de trânsito em todo o mundo e que tem como foco a prevenção. Pensando nisso, alguns clientes, como a GVC e a Kinto, trabalharam com conteúdo para as redes sociais, buscando informar e conscientizar sobre o tema.
A Veronese, empresa que se conecta diretamente com o assunto, por atuar diretamente no setor de transportes, também realizou uma campanha voltada para a prevenção de acidentes ao longo de todo o mês. Para cada semana do mês, foram produzidos banners, posts, comunicados e frases para rastreadores, que são direcionados para quatro diferentes áreas do trânsito: o pedestre, o ciclista, o motociclista e o motorista.
Conta pra gente como sua empresa tem aproveitado as datas comemorativas que fazem sentido para o negócio.
A comunicação com o colaborador também gera bons negócios!
Muitas empresas, buscando o crescimento dos negócios, focam a atenção da comunicação apenas no público externo. E é claro que isso é importante! Mas existe na comunicação interna um enorme potencial de engajamento do time e de crescimento sustentável da empresa, para isso, a jornada do colaborador como parte dos objetivos estratégicos é essencial.
Confira o artigo da nossa diretora, Bianca Moura, em nosso blog e descubra a importância da comunicação interna para as empresas. Saiba como você pode construir a jornada do colaborador para fortalecer a cultura organizacional, a motivação e alta performance da equipe e, assim, os resultados do seu negócio.
Recalculando rotas, refrescando as ideias e renovando as energias na Área 51
Nosso time continua se encontrando presencialmente e, como sempre, são muitas trocas. Nos últimos dois encontros, a diretoria e os times de Criação e de Sucesso do Cliente participaram da Área 51 e puderam, durante o trabalho presencial, fazer reuniões de briefing e alinhar processos internos, sempre buscando aprimorar as entregas.
Em nossos encontros, temos bate-papos, brainstormings e espaço para novas ideias. Em um dos últimos, rolou até uma apresentação de língua portuguesa da nossa diretora, Bianca Moura, que destacou os cuidados necessários na comunicação e deu dicas de aplicação no dia a dia.
Além de trabalhar bastante, na Área 51 o time também aproveita o tempo de conexão e descontração. “Para nós, esses momentos quebram a rotina do home office e são valiosos para garantir que o time esteja em sintonia e cada vez mais preparado para atender às demandas dos nossos clientes, com engajamento, criatividade e qualidade das entregas”, afirma Luana, coordenadora de Sucesso do Cliente.
E se as redes sociais desaparecessem?
Ao ler a pergunta talvez, no primeiro momento, você ainda não saiba o quanto isso pode impactar você e, principalmente, o seu negócio. Então, deixando a pergunta um pouquinho mais específica: se as redes sociais desaparecessem, como ficaria o marketing da sua empresa? E se agora você ficou mais pensativo, você está entendendo a importância de diversificar os seus canais de comunicação com seu público!
Muitas companhias investem fortemente suas estratégias de comunicação nas redes sociais, acreditando que estão criando grandes comunidades – e realmente estão! O problema é que essas comunidades e conexões podem ser para sempre. Ou não! Por mais que pareça um espaço particular, de contato entre você e seu público, as redes têm diretrizes próprias, ou seja, elas que estão no controle, e tudo o que foi construído lá dentro pode ruir (ou ter novas regras!) da noite para o dia.
Por isso, não deixe de apostar também em estratégias mais seguras e duradouras, que vão contribuir para o fortalecimento da marca em diferentes canais. Não estamos dizendo para você sair das redes sociais. Pelo contrário! Hoje, elas são uma ferramenta fundamental na comunicação empresarial e isso precisa ser aproveitado ao máximo. A nossa dica, porém, é não apostar todas as suas fichas em algoritmos de terceiros que são, quase sempre, imprevisíveis e, sim, ter uma estratégia independente, como um site otimizado, newsletters, ações diretas com seu público e outras alternativas. Ou seja, desenvolva e fortaleça os seus canais próprios de comunicação!
Aqui, na BeBold, apoiamos nossos clientes no desenvolvimento, na manutenção e na consolidação de seus diversos canais de comunicação, adequando-os às estratégias do negócio e da marca e a cada público, para garantir um posicionamento amplo e consistente. E por aí, qual está sendo sua estratégia de comunicação?
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